A Algar Telecom criou uma solução de Internet das Coisas (IoT) para promover eficiência em empresas de todos os portes. A tecnologia foi desenvolvida por seu centro de pesquisas e inovação, o Brain, em Uberlândia (MG), em parceria com a startup Hephaenergy, de Recife (PE).
O sistema Utilities Control agrega controle inteligente do consumo de energia e tem calculadora para acompanhar as emissões de CO2 da empresa (validada pela consultoria Green Domus). Por meio de sensores instalados em pontos de consumo, há controle e monitoramento das utilidades das empresas: climatização (temperatura e umidade de ar-condicionado), refrigeração (temperatura, umidade, abertura e fechamento de portas de balcões refrigerados, freezers e câmaras frias) e quadros de energia (consumo, tensão e corrente).
Segundo a Algar, os dados de consumo captados pelos sensores são enviados para a nuvem, o que faz com que as informações sejam organizadas em um painel de gestão (dashboard) e em aplicativo de celular (iOS e Android). Isso permite o monitoramento dos equipamentos em tempo real.
Mais Notícias EM
Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.
09/12/2024
A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro
06/12/2024
Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu
06/12/2024