A Abraceel - Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia e a Volt Robotics desenvolveram um site na internet para reunir dados que demonstrem a sintonia entre o planejamento de geração de energia, indicada nos modelos que formam o preço da energia elétrica, e a operação de fato do sistema. Os dados são compilados de informações publicadas pelo ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico e a CCEE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica.
Batizado de “Match da Energia”, na avaliação da Abraceel, o site visa oferecer um indicador de acompanhamento que permita observar, com base em fatos e dados, se a geração apontada pelos modelos matemáticos que definem o preço da energia elétrica, a partir das principais variáveis (chuva, vento e consumo), está alinhada com a realidade operativa. Essa relação é chamada de match e é escalonada, pela medição contida no site, em percentual. Quanto maior for o match, mais otimizado estará o sistema e menor será a conta de energia.
No portal, é possível medir os indicadores representados por meio dos números, o alinhamento entre a operação real do sistema elétrico e o planejamento da operação indicada pelos modelos matemáticos de formação de preço e, por fim, calcular se correspondem ou não com o que foi planejado.
Para a medição do chamado match da energia são avaliadas quatro variáveis de grande impacto nos preços da energia elétrica: as que não podem ser alteradas pelo operador do sistema, ou seja, o consumo e a geração eólica, e as variáveis otimizadas pelos aplicativos: a geração hidrelétrica e a termoelétrica. Por meio desses dados, será possível ter um retrato detalhado, inclusive por usina, do que está sendo praticado na operação do sistema elétrico.
Acesse o site no link: http://matchdaenergia.com.br
Mais Notícias EM
Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.
09/12/2024
A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro
06/12/2024
Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu
06/12/2024