O primeiro aerogerador nacional, da Weg, iniciou sua operação comercial no fim de fevereiro, injetando energia no SIN, sob autorização da Aneel. Instalado no parque experimental da Engie em Tubarão (SC), o equipamento com potência nominal de 4,2 MW é fruto de projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D-Aneel) da Celesc, em parceria com Weg e Engie, que entraram com recursos e tecnologia no desenvolvimento.

Ao todo foram investidos R$ 80 milhões no projeto. O gerador, o hub e a nacele, que somados pesam 201,3 toneladas, foram produzidos pela Weg em sua matriz, em Jaraguá do Sul (SC), e analisado em estrutura de testes de aerogeradores da empresa, que permite atender futuras plataformas de até 6 MW. Já as pás eólicas foram fabricadas pela Aeris, em Caucaia (CE), e transportadas por navio e caminhão. A conclusão da montagem ocorreu em junho de 2021.

Como primeira encomenda das novas turbinas, a Weg atende pedido de parques do complexo eólico Acauã, no Rio Grande do Norte, da Aliança Energia, empresa da Vale e da Cemig. Serão 43 aerogeradores, que somam no total 180,6 MW de capacidade. As entregas ocorrem no decorrer de 2022. Além disso, em fevereiro a fabricante catarinense anunciou ter fechado contrato com a CGT Eletrosul para fornecer 72 aerogeradores de 4,2 MW para o parque eólico Coxilha Negra, em Sant’Ana do Livramento, no Rio Grande do Sul. As entregas são para 2023 e 2024.



Mais Notícias EM



Engie assina contrato para comprar UHEs da EDP e da CTG

Negócio envolverá R$ 2,9 bilhões pela aquisição das hidrelétricas Santo Antônio do Jari e Cachoeira Caldeirão.

31/03/2025


Distribuidoras não cumprem metas do Luz Para Todos

Levantamento do Idec aponta que empresas não estão universalizando serviços conforme estabelecido pelo programa federal.

31/03/2025


Projeto de hidrogênio verde da Vale é reconhecido na Europa

Mega hub para produção de HBI verde é em parceria com a Green Energy Park.

31/03/2025