Dois novos projetos de empresas chinesas devem incrementar a rede de pontos de eletrocarga para veículos elétricos no País. O primeiro é da geradora CTG Brasil, que anunciou a construção de 18 eletropostos em um trajeto de 1300 km entre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Sob investimento de R$ 8,2 milhões, o projeto une a sede do grupo chinês em São Paulo a 12 usinas hidrelétricas operadas pela empresa, com previsão de ser finalizado ainda neste ano.
Feito em parceria com o centro de pesquisa e tecnologia Lactec e com a fabricante de carregadores de veículos Incharge, o projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) Aneel vai disponibilizar postos de carregamento nas operações da CTG Brasil ao longo do rio Paranapanema e na região que interliga a Usina Hidrelétrica Jupiá, localizada entre os municípios de Andradina (SP), Castilho (SP) e Três Lagoas (MS); e Ilha Solteira, entre as cidades de Ilha Solteira (SP) e Selvíria (MS).
Os oito primeiros eletropostos instalados estão em fase de testes nas usinas Jupiá, Ilha Solteira, Canoas I e II e Capivara e na sede da CTG Brasil em São Paulo. Mais para a frente, a intenção é estender a rota, por meio de parcerias locais, para pontos públicos nas regiões de Ilha Solteira, Três Lagoas e Cerqueira Cesar (SP), além de mais pontos na capital paulista.
O segundo projeto é da montadora automotiva chinesa GWM Brasil, que revelou no dia 16 de março o plano de implantar até o fim de 2023 uma rede de 100 pontos de recarga para veículos elétricos e híbridos nas principais cidades do estado de São Paulo. O planejamento dos pontos de recarga atende a demanda futura de sua produção de veículos elétricos na fábrica de Iracemápolis (SP).
A maior parte dos equipamentos de recarga serão montados nos pontos de venda e serviços da GWM, onde o carregamento será gratuito e estará disponível para veículos eletrificados de qualquer modelo ou fabricante. Também serão instaladas estações de recarga em estabelecimentos comerciais de grande circulação, como estacionamentos, shoppings e supermercados
A GWM investirá mais de R$ 10 bilhões no Brasil nos próximos dez anos para dar início à fabricação e comercialização de SUVs e picapes 100% eletrificados na unidade produtiva no interior paulista (adquirida da Mercedes-Benz, que descontinuou sua produção no local). A produção dos veículos em Iracemápolis tem previsão de atingir uma capacidade instalada de 100 mil veículos por ano e gerar 2 mil empregos diretos até 2025.
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