A Neoenergia recebeu a licença prévia para linha de transmissão de 359 quilômetros de extensão, com tensão em 500 kV, localizada na Bahia. Trata-se de um dos cinco trechos do projeto Morro do Chapéu, adquirido pela companhia no lote 2 do leilão realizado pela Aneel em dezembro de 2020.
Emitida pelo Inema - Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia, a licença permite a construção de linha de transmissão que interliga as subestações Morro do Chapéu e Poções III, que serão ampliadas. Neste trecho, serão instaladas 677 torres, com altura média de 38 metros. A torre mais alta terá 55,5 metros, o equivalente a um prédio de 18 andares.
O projeto Morro do Chapéu totaliza 1091 quilômetros de extensão, atravessando os estados da Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo. Além das linhas de transmissão, está prevista a construção da subestação Medeiros Neto II (500/230kV), com a instalação de um compensador síncrono. Trata-se do projeto com maior extensão e com a maior previsão de investimentos do leilão de 2020. A obra apresenta sinergias durante a construção e a operação com outros ativos da companhia.
Segundo a Neoenergia, o empreendimento visa expandir a rede básica no sul do Nordeste para possibilitar o pleno escoamento das usinas já contratadas na região e ampliar as margens para conexão de novos empreendimentos de geração. O projeto permitirá também realizar ampliações complementares no extremo sul baiano para proporcionar atendimento elétrico com mais qualidade aos consumidores.
Mais Notícias EM
Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.
09/12/2024
A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro
06/12/2024
Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu
06/12/2024