Os agentes da CCEE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica aprovaram, por unanimidade, a contratação da Conta Escassez Hídrica, operação financeira que visa auxiliar o setor elétrico diante dos custos decorrentes do cenário de baixa hidrologia e de aumento da geração termelétrica registrados em 2021.

Os associados participaram, no dia 11 de abril, de assembleia geral extraordinária e deram a anuência para que a entidade atue como centralizadora das operações. A CCEE foi também a operadora da chamada Conta Covid, que socorreu as distribuidoras, que alegaram estar afetadas pela redução do consumo durante o período crítico da pandemia.

Caberá à CCEE contratar o financiamento junto aos bancos participantes e repassar integralmente às distribuidoras os valores homologados mensalmente pela Aneel. A entidade também será responsável pela cobrança e pagamento das amortizações do empréstimo, a partir do ano que vem.

Segundo comunicado da câmara, a gestão da Conta Escassez Hídrica será totalmente neutra, transparente e responsável, sem prejuízo aos seus agentes e às demais operações realizadas.



Mais Notícias EM



Novo livro infantil trata dos riscos dos raios

Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.

09/12/2024


Cemig vai fazer leilão para compra de energia convencional

A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro

06/12/2024


Bônus de Itaipu vai reduzir conta de 78 milhões de consumidores

Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu

06/12/2024