Um projeto que envolveu retrofit de iluminação e modernização da climatização e refrigeração de unidades públicas de saúde de Salvador (BA) e Recife (PE) gerou uma economia de 1428,28 MWh/ano. As intervenções foram por conta de projetos de PEE Aneel em colaboração entre as distribuidoras Coelba, da Bahia, e Celpe, de Pernambuco, ambas controladas pela Neoenergia.

Adotado durante 2020, os projetos conseguiram reduzir em 30% as despesas anuais dos hospitais com energia elétrica. A iniciativa beneficiou instituições como o Hospital Espanhol, a Clínica Santa Clara e o Hotel Riverside, em Salvador e região, e os hospitais Universitário Osvaldo Cruz e Alfa, em Recife, com um investimento total de R$ 2,8 milhões.

As principais ações foram a qualificação dos sistemas de iluminação a partir da substituição das lâmpadas de baixa eficiência por lâmpadas LED e a instalação de chillers e unidades individuais de ar-condicionado splits inverters, além da instalação de refrigeradores eficientes. As intervenções provocaram redução da demanda na ponta e fora da ponta e atualizaram tecnologicamente os sistemas, que já se encontravam em estado precário de uso. Os chillers, aparelhos de climatização baseados na refrigeração de água, por exemplo, se encontravam em alto grau de corrosão.



Mais Notícias EM



Novo livro infantil trata dos riscos dos raios

Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.

09/12/2024


Cemig vai fazer leilão para compra de energia convencional

A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro

06/12/2024


Bônus de Itaipu vai reduzir conta de 78 milhões de consumidores

Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu

06/12/2024