A geradora privada SPIC Brasil e o Cepel - Centro de Pesquisas de Energia Elétrica assinaram contrato de desenvolvimento de projeto de P&D Aneel para criação de projeto conceitual de engenharia de uma planta integrada e multipropósito de hidrogênio verde (H2V) e amônia verde. O projeto é resultado de memorando de entendimento assinado em 2020 entre a SPIC Brasil, o Cepel e o instituto chinês de pesquisa SNPDRI, para troca de experiências em projetos de energia inteligente.
A iniciativa visa principalmente avaliar a economicidade de soluções de H2V para aplicações reais em diferentes condições e escalas. Com base em cerca de duas décadas de experiência em tecnologias do hidrogênio, participação em outros projetos de P&D Aneel no tema e atuação em áreas associadas, como células a combustível, armazenamento de energia, integração energética e geração fotovoltaica, o Cepel vai liderar o projeto.
O projeto de P&D terá duração de 18 meses, a contar do primeiro dia de abril, e será desenvolvido em seis etapas, englobando fundamentação e contextualização; concepção de engenharia e modelagem básica da planta; análise de cadeias de insumos e produtos da planta; estudos de avaliação técnica e econômica e de integração material e energética; modelagem avançada, análises de otimização e gerenciamento da planta; e desenvolvimentos e simulações com EMS.
A SPIC Brasil poderá utilizar o conhecimento produzido pela pesquisa para desenvolver e refinar projetos da empresa que envolvem H2V, para atendimento de demandas futuras e criação de oportunidades de mercado. “Analisamos várias alternativas para esse projeto. O caminho que definimos com o Cepel é resultado da convergência de interesses e de resultados, mas que também aposta na originalidade e no desenvolvimento de novas tecnologias”, avalia Adriana Waltrick, CEO da SPIC Brasil.
Mais Notícias EM
Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.
09/12/2024
A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro
06/12/2024
Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu
06/12/2024