A Copel concluiu mais uma etapa do projeto de modernização do sistema de gerenciamento das redes de distribuição do Paraná. Com o término das obras, todas as 454 subestações da companhia que operam em 34,5 kV, 69 kV e 138 kV serão controladas remotamente, em Curitiba, pelo Sistema Avançado de Gestão de Distribuição (ADMS, na sigla em inglês).
O novo sistema moderniza a operação remota das subestações, além de facilitar o serviço dos operadores e permitir que, em caso de desligamento, a energia seja restabelecida com rapidez. Segundo a Copel, a tecnologia substitui os antigos sistemas de gerenciamento XA21 e SASE, este último concebido e desenvolvido na própria companhia há mais de 20 anos.
“As ferramentas antigas desempenharam um papel fundamental, mas apresentavam determinadas limitações para a operação do sistema. Por isso fomos em busca de uma solução de mercado, que coloca a Copel na vanguarda da automação dos sistemas de gerenciamento da rede de distribuição”, ressalta o gerente do departamento de Projetos Especiais da Distribuição, Paulo Bubniak.
Segundo o gerente, o novo sistema ADMS proporciona maior flexibilidade operacional para a equipe do Centro Integrado da Distribuição (CI-DIS), uma vez que agora qualquer mesa de operação pode atuar em todas as subestações, o que antes não era possível. “Isso significa que podemos operar as subestações com mais eficiência e agilidade, o que se traduz em maior confiabilidade do fornecimento de energia aos clientes”, acrescenta Bubniak.
O ADMS ajuda na supervisão e no controle – em tempo real – de subestações de distribuição de energia elétrica em diversas regiões. Diferente do antigo sistema, que tinha apenas um módulo de supervisão e controle, o novo integra quatro módulos: Scada (supervisão e controle), OMS (gerenciamento de interrupções e restabelecimento de energia), DMS (otimização da rede de distribuição) e EMS (otimização da subtransmissão). O primeiro módulo foi concluído e os demais devem ser implementados nos próximos meses.
Mais Notícias EM
Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.
09/12/2024
A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro
06/12/2024
Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu
06/12/2024