A Weg forneceu parte do pacote elétrico para as duas fases do projeto Puma II, em Ortigueira (PR), da produtora de papel Klabin, que ampliará a produção da empresa em 910 mil t anuais de papéis e cuja operação completa está prevista para 2023. O fornecimento do pacote elétrico, já concluído, levou cinco anos.

O fornecimento da Weg inclui eletrocentro, cubículo de média tensão, centro de controle de motores de baixa tensão, inversores de frequência de média e baixa tensão, barramentos blindados, motores de baixa e média tensão, transformadores de média tensão e transformadores do turbogerador 3 (TG3). Ao todo, foram aproximadamente 3500 itens produzidos para a Klabin.

Os motores fornecidos para grandes aplicações foram os da linha W60 e MGF, além dos motores W50 e W22 Well (WEG Extra-long life), que têm maior vida útil. Em substituição à sala elétrica em alvenaria, foi adotada uma sala elétrica modular (eletrocentro) na ETE - Estação de Tratamento de Efluentes. Essa sala, de rápida instalação, pode ser testada e pré-comissionada em fábrica, saindo pronta para energização. Também foram instalados 39 transformadores a seco em outras salas elétricas distribuídas pelo parque fabril, equipamentos responsáveis por alimentar as ilhas de processo.

O Projeto Puma II é uma continuação da Unidade Puma. A primeira máquina de papel entrou em operação no fim de agosto de 2021 e tem capacidade produtiva de 450 mil toneladas por ano. A segunda máquina, que já está em construção, tem previsão para iniciar a produção em 2023, com capacidade para 460 mil toneladas anuais de papéis.



Mais Notícias EM



Novo livro infantil trata dos riscos dos raios

Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.

09/12/2024


Cemig vai fazer leilão para compra de energia convencional

A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro

06/12/2024


Bônus de Itaipu vai reduzir conta de 78 milhões de consumidores

Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu

06/12/2024