Os grupos alemães Volkswagen anunciaram investimentos na Electrify América, LLC, rede pública de recarregamento ultrarrápido para veículos elétricos na América do Norte. As duas empresas vão aportar US$ 450 milhões na solução. Por meio do seu braço de financiamento, a Siemens Financial Services (SFS), a Siemens torna-se acionista minoritária na Electrify America com um investimento de três dígitos em dólar e ocupará um assento no conselho. Trata-se do primeiro investidor externo na rede, que também atuará com sua expertise tecnológica na parceria.
O plano com as novas parcerias é mais do que dobrar a infraestrutura de recarregamento da Electrify America, para 1800 locais e 10 mil recarregadores rápidos até 2026. O investimento de capital apoia a estratégia de crescimento da rede por meio de avanços tecnológicos em soluções de recarregamento e de energia em ofertas públicas, domésticas e comerciais.
A participação da Volkswagen atende a sua nova estratégia, batizada de New Auto, que fez do recarregamento e da energia seu principal negócio. A montadora está investindo no desenvolvimento de uma rede aberta de recarregamento rápido em todo o mundo. Até 2025, cerca de 45 mil pontos de recarregamento de alta potência (HPC) estão planejados na Europa, China e EUA, juntamente com parceiros. No Brasil, também recentemente a empresa anunciou a instalação de dois eletropostos em suas fábricas de São Bernardo do Campo e Taubaté, em São Paulo, em parceria com a Raízen, que no Brasil é licenciada dos postos de combustível Shell.
A gama de produtos da Volkswagen também inclui todas as soluções de recarregamento para clientes e empresas privadas -- desde o wallbox próprio da empresa e a estação de recarregamento rápido flexível até serviços de recarregamento e tarifas inovadoras e inteligentes de eletricidade verde. Outro conceito que a empresa desenvolve é o de uso dos carros elétricos como banco de baterias móveis, para agregar valor para os usuários da tecnologia.
Mais Notícias EM
Negócio envolverá R$ 2,9 bilhões pela aquisição das hidrelétricas Santo Antônio do Jari e Cachoeira Caldeirão.
31/03/2025
Levantamento do Idec aponta que empresas não estão universalizando serviços conforme estabelecido pelo programa federal.
31/03/2025
Mega hub para produção de HBI verde é em parceria com a Green Energy Park.
31/03/2025