O minicurso “Instalação de carregadores para veículos elétricos” integra a programação do Eletrotec EM-Power, que será realizado de 23 a 25 de agosto próximo em São Paulo, no Expo Center Norte. O congresso e feira da Aranda Eventos sobre instalações elétricas, infraestrutura de energia e gestão energética terá uma conferência especial de atualização sobre a normalização brasileira na área elétrica e, além do curso de carregadores elétricas, outros seis minicursos: três dedicados exclusivamente a instalações fotovoltaicas (proteção contra raios; projeto, desenvolvimento e entrega de usinas de minigeração distribuída; e aterramento de grandes usinas fotovoltaicas), um sobre aterramento de instalações de média baixa tensão e de instalações solares, outro sobre segurança em serviços com eletricidade e ainda um tratando de patologias de instalações elétricas (veja a programação mais adiante).
Em “Instalação de carregadores para veículos elétricos”, ministrado por Rafael Cunha, será apresentada a nova norma de instalações de carregadores de veículos elétricos, a ABNT NBR 17019, as características das recargas, os padrões de conectores, as particularidades técnicas dos veículos e, a partir disso, serão dadas orientações sobre como fazer a seleção dos carregadores para cada aplicação. Também se abordarão as diferentes aplicações possíveis e seus requisitos operacionais: frotas elétricas, condomínios, carregamento público.
Titular da coluna “Veículos elétricos” da revista FotoVolt, o engenheiro eletricista pela UFSC Rafael Gosuen Cunha é cofundador e diretor de operações da movE Eletromobilidade, empresa de soluções tecnológicas para gestão de controle de recarga de veículos elétricos. Tem também vários anos de experiência em projetos de implantação da norma regulamentadora de segurança do trabalho com eletricidade, a NR-10, bem como de projetos de instalações industriais, de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas e várias outras atividades na área.
O dia 23 do Eletrotec EM-Power está reservado para uma grande conferência em que os coordenadores de importantes comissões do Cobei/ABNT farão exposições sobre o andamento dos trabalhos de elaboração ou revisão das normas, discutindo novos tópicos e tendências que devem ser incorporadas a futuras edições de normas como a ABNT NBR 5410, NBR 5419 e as dedicadas a instalações de energia solar fotovoltaica.
O Eletrotec EM-Power é sucessor do ENIE – Encontro Nacional de Instalações Elétricas e integra o evento internacional The Smarter-E South America, que ainda conta com o principal evento de energia solar do continente sul-americano, a Intersolar South America, e a ees South America, dedicada a baterias e sistemas de armazenamento de energia.
A programação dos minicursos do Eletrotec é a seguinte:
24/08, 9h30 – Aterramento em instalações de BT e MT e em usinas fotovoltaicas, com João Gilberto Cunha (Mi Omega)
24/08, 12h30 – Proteção contra descargas atmosféricas em sistemas fotovoltaicos, com Sergio Roberto Santos (MPS Energia)
24/08, 15h30 – Instalação de carregadores para veículos elétricos, com Rafael Gosuen Cunha (movE)
25/08, 9h30 – Segurança nos serviços com eletricidade - A importância da norma técnica ABNT NBR 16384, com Edson Martinho (Abracopel)
25/08, 12h30 – Usina de energia solar de minigeração – Do desenvolvimento à entrega para operação, com Vinicius Ayrão (consultor de FV)
25/08, 15h30 – Patologias das instalações elétricas, com Paulo E. Q. M. Barreto (Barreto Engenharia)
25/08, 15h30 (auditório 1) – Aterramento de grandes usinas fotovoltaicas, com Paulo Edmundo F. Freire (Paiol Engenharia)
Informações e inscrições na aba “Minicursos Eletrotec” em:
https://www.euvou.net.br/THESMARTERESOUTHAMERICA2022/Home?utm_campaign=s1266_-_fotovolt_on_grid&utm.
Mais Notícias EM
Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.
09/12/2024
A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro
06/12/2024
Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu
06/12/2024