A distribuidora de energia de Guarulhos, São Paulo, uma concessionária da portuguesa EDP, iniciou em agosto as obras de implantação de uma linha subterrânea e de dois setores de alta tensão nas subestações Iporanga e Gopoúva, na Vila Galvão. O investimento total será de R$ 53 milhões e está previsto para ficar pronto em março de 2023, beneficiando 177 mil clientes.
A linha subterrânea terá aproximadamente 3 quilômetros de extensão, com tensão de isolação de 138 kV. O sistema contempla monitoramento em tempo real da distribuição, através dos serviços do centro de operações integrado (COI) da EDP. Segundo a empresa, a tecnologia possibilitará estratégias inteligentes de operação, manutenção e tomada de decisão pela concessionária, para ampliar a confiabilidade de atendimento.
Os dois novos setores de alta tensão vão tornar mais robusta a transmissão e a distribuição de energia elétrica à população de Guarulhos, segundo a EDP. A estação de chaveamento, na ET Iporanga, vai ocupar uma área de 500 metros quadrados e a estação de transição, na atual ET Gopoúva, terá cerca de 400 metros quadrados.
Atualmente Guarulhos conta com 18 subestações de transmissão e distribuição de energia. O novo empreendimento está sendo executado pelo consórcio formado entre a HT Cabos, subsidiária do Grupo Hengtong, e as empresas Drilling Company Construções, responsável pelas obras civis e Lima Empreendimentos e Incorporadora, responsável pela montagem eletromecânica.
Mais Notícias EM
Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.
09/12/2024
A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro
06/12/2024
Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu
06/12/2024