A EDF Renewables assinou memorando de entendimento (MoU, na sigla em inglês) com a Prumo Logística, responsável pelo desenvolvimento do Porto do Açu, no Rio de Janeiro, para estudar o desenvolvimento e a infraestrutura de parques eólicos offshore na região Norte Fluminense.
O acordo prevê o uso do Porto do Açu como hub logístico e de energia renovável, possibilitando também a produção de hidrogênio verde (H2V) no complexo porto-indústria. A EDF vai contribuir com sua expertise em projetos offshore globalmente e sua atuação no mercado eólico onshore brasileiro. Com uma carteira de 1,7 GW em projetos de geração eólica onshore e solar no Brasil, a EDF mira também projetos híbridos que combinem eólicas offshore e H2V no País.
“Acreditamos na complementaridade da Prumo e da EDF. Atualmente contamos com mais de 1 GW em operação e mais de 10 GW em construção e em desenvolvimento de projetos offshore ao redor do mundo. Toda a infraestrutura logística portuária e a experiência em licenciamento da Prumo na região somados a nossa ampla e sólida experiência de 10 anos em projetos offshore agregarão ainda mais valor ao projeto”, disse André Salgado, CEO da EDF Renewables do Brasil.
Pelo lado da Prumo, a parceria é importante por conta da infraestrutura portuária operacional do complexo e da localização geográfica do Porto do Açu, próximo a uma das três melhores regiões do Brasil em incidência de ventos offshore e aos principais centros econômicos do país.
“Quando se trata de instalações offshore, é necessária a existência de uma estrutura portuária que suporte todo o serviço de construção, montagem e transporte. Entre outras vantagens comparativas, o Porto do Açu conta com mais de 60 km² de área disponível para crescimento, calado de 25 metros de profundidade e uma robusta infraestrutura logística e de exportação”, afirmou o CEO da Prumo, Rogério Zampronha.
Mais Notícias EM
Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.
09/12/2024
A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro
06/12/2024
Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu
06/12/2024