O MME - Ministério de Minas e Energia cancelou leilões que seriam realizados neste ano para contratação de energia. Depois de suspender em agosto o leilão de energia nova A-6, o MME resolveu suspender também o leilão para suprimento aos sistemas isolados e o leilão para contratação de reserva de capacidade, na forma de potência.

Segundo comunicado do ministério, o A-6 não será realizado por conta da ausência de declaração de necessidade de compra de energia elétrica por parte das distribuidoras de energia. Isso se deveria, em grande parte, às medidas em curso patrocinadas pelo MME para modernização do setor, como a proposta de abertura do mercado de energia, a expansão da geração distribuída e a descotização das usinas da Eletrobras.

Já o leilão para sistemas isolados não será realizado, ainda segundo o MME, porque os déficits de suprimento de energia levantados pela EPE - Empresa de Pesquisa Energética não foram suficientes para a indicação de leilão para contratação de novas soluções de suprimento este ano. Dessa forma, o ministério vai priorizar a redução de perdas, possibilitando o atendimento, por compensação, do montante de energia proveniente dos pequenos déficits previstos.

Por fim, o leilão para contratação de reserva de capacidade, na forma de potência, não acontece porque o MME pretende estudar mais, junto com a EPE e o ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico, formas de criar certame pautado pela neutralidade tecnológica, que permita e estimule a concorrência entre as diversas fontes primárias de geração de energia e possibilite ainda a contratação de soluções de armazenamento.



Mais Notícias EM



Engie assina contrato para comprar UHEs da EDP e da CTG

Negócio envolverá R$ 2,9 bilhões pela aquisição das hidrelétricas Santo Antônio do Jari e Cachoeira Caldeirão.

31/03/2025


Distribuidoras não cumprem metas do Luz Para Todos

Levantamento do Idec aponta que empresas não estão universalizando serviços conforme estabelecido pelo programa federal.

31/03/2025


Projeto de hidrogênio verde da Vale é reconhecido na Europa

Mega hub para produção de HBI verde é em parceria com a Green Energy Park.

31/03/2025