A geradora Engie assinou contrato com a fabricante dinamarquesa Vestas para comprar 120 aerogeradores de 4,5 MW cada um, modelo V-150, a serem produzidos localmente, a partir de montagem na unidade de Aquiraz, no Ceará. A encomenda visa atender o projeto do parque eólico Serra de Assuruá, no município de Gentio do Ouro, na Bahia.

O projeto tem capacidade total de 846 MW e deve se tornar o maior parque eólico da América Latina, quando concluída suas duas fases. O pedido com a Vestas inclui o fornecimento inicial, instalação, operação e manutenção das 120 turbinas para a primeira fase do projeto, de 540 MW. De forma adicional no contrato, há a opção de compra com a Vestas de outros 68 aerogeradores até o final de 2022, para a fase 2.

Foi também assinado contrato de serviço de operação e manutenção de 25 anos, no modelo Active Output Management 5000 (AOM 5000). Está contemplado nesse contrato a otimização da produção de energia. A estimativa é que a entrega e a operação comercial do Serra do Assuruá comecem gradualmente a partir do segundo semestre de 2024.

Com este novo projeto, a Vestas supera o marco de 8 GW de entrada de pedidos no Brasil para os aerogeradores da plataforma de 4 MW, lançada no País em 2018. Segundo a empresa, trata-se da plataforma mais vendida de todos os tempos. Desde que foi introduzida globalmente em 2010, a Vestas já instalou mais de 59 GW de turbinas eólicas dessa plataforma. De forma geral, a empresa tem 157 GW de turbinas eólicas em 88 países, incluindo versões para eólica offshore.



Mais Notícias EM



Novo livro infantil trata dos riscos dos raios

Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.

09/12/2024


Cemig vai fazer leilão para compra de energia convencional

A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro

06/12/2024


Bônus de Itaipu vai reduzir conta de 78 milhões de consumidores

Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu

06/12/2024