A transmissora ISA CTEEP investiu R$ 1,7 milhão na aquisição de um equipamento itinerante para reciclar o óleo utilizado em seus transformadores, insumo que mantém os equipamentos refrigerados e que isola as partes elétricas. Embora fundamental, o óleo isolante e refrigerante perde suas características químicas ao logo do tempo e precisa ser substituído.
O equipamento adquirido tem capacidade de regenerar cerca de 20 mil litros por dia de óleo, restabelecendo as características químicas do líquido, evitando o descarte e a compra de um novo. Além disso, o equipamento pode ser operado remotamente por um técnico, a partir de um software e um sistema de comunicação. Por ser portátil, atenderá todas as instalações da companhia no Brasil.
“Essa iniciativa está em linha com a nossa busca constante por soluções inovadoras, que contribuem para o desenvolvimento sustentável do negócio e da sociedade. Com ele, evitamos o descarte de aproximadamente 600 mil litros de óleo por mês”, explica Gabriela Desirê, diretora executiva de operações da ISA CTEEP. Outra vantagem é o processo ser feito sem necessidade de desligar os transformadores.
Mais Notícias EM
Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.
09/12/2024
A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro
06/12/2024
Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu
06/12/2024