A CPFL Soluções vai implantar um projeto de eficiência energética no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. Com investimento de aproximadamente R$ 70 milhões, o projeto para a concessionária privada Allegra Pacaembu, responsável pela modernização e gestão do estádio, terá tecnologias aplicadas para a redução do consumo, geração própria e equipamentos preventivos para os casos de interrupção do fornecimento de energia e/ou picos de consumo.
Para autogeração, o complexo contará com duas usinas solares fotovoltaicas de 250 kWp no total e uma usina de minicogeração a gás natural - que produz energia a partir do aquecimento de água da piscina e de chuveiros dos vestiários do complexo. As duas Iniciativas vão gerar 1670 MWh no ano e evitarão 210 tCO2/ano.
Além disso, quatro geradores de emergência com potência total de 4,7 MVA e dois bancos de bateria de 1000 MVA vão garantir o fornecimento de energia em caso de falha na rede externa e suportar picos de consumo para evitar oscilações. Para a climatização, que contará com ar-condicionado central, o sistema de 1850 TR que será instalado terá chillers, bombas e torres de resfriamento. O projeto prevê ainda um sistema de monitoramento inteligente com alarmes remotos, painéis de visualização e dez carregadores para veículos elétricos.
Mais Notícias EM
Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.
09/12/2024
A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro
06/12/2024
Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu
06/12/2024