A Enel, distribuidora de energia de São Paulo, removeu, entre janeiro e setembro de 2022, 10 toneladas de fios irregulares de companhias de telecomunicações em postes nos 24 municípios de sua área de concessão na região metropolitana de São Paulo. A companhia regularmente promove ações para inspecionar a estrutura da fiação dos postes e executar a retirada de cabos e equipamentos que se encontrem irregulares.

Já foram inspecionados em 2022, com o apoio das prefeituras locais, mais de 554 mil postes e foram encontradas mais de 340 mil irregularidades, que geraram mais de 500 notificações para 360 empresas que fazem uso indevido de postes da Enel São Paulo. Em 2021, a empresa removeu só na capital paulista 22 toneladas de fios irregulares usados nos postes da empresa.

O compartilhamento dos postes é o uso de uma mesma infraestrutura simultaneamente para a rede de distribuição aérea de energia e para as redes de telecomunicações. A gestão do compartilhamento se dá por meio de um contrato de aluguel. De acordo com as resoluções conjuntas da Aneel/Anatel 001/1999 e 004/2014, que trata do compartilhamento de postes, as empresas que utilizam a estrutura devem seguir o plano de ocupação e as normas técnicas da distribuidora local. 

“No total, cerca de 300 empresas de telecom possuem contrato regular e vigente com a Enel e o valor arrecadado é utilizado na modicidade tarifária, suavizando reajustes tarifários para os consumidores, e na operação de retirada de fios irregulares. O uso dos postes da Enel por empresas clandestinas sobrecarrega e prejudica a qualidade do fornecimento de energia e comprometem a segurança dos clientes. Além da poluição visual, o emaranhado de fios pode causar curtos-circuitos e acidentes”, disse Marcio Jardim, responsável pela área de Planejamento da Enel SP.



Mais Notícias EM



Engie assina contrato para comprar UHEs da EDP e da CTG

Negócio envolverá R$ 2,9 bilhões pela aquisição das hidrelétricas Santo Antônio do Jari e Cachoeira Caldeirão.

31/03/2025


Distribuidoras não cumprem metas do Luz Para Todos

Levantamento do Idec aponta que empresas não estão universalizando serviços conforme estabelecido pelo programa federal.

31/03/2025


Projeto de hidrogênio verde da Vale é reconhecido na Europa

Mega hub para produção de HBI verde é em parceria com a Green Energy Park.

31/03/2025