A Raízen, produtora de biocombustíveis e distribuidora de combustíveis licenciada da marca Shell, lançou serviço de carregamento elétrico por assinatura específico para o público de frotas. Batizado em inglês como Charging as a Service (Carregando como um Serviço), a comercialização do serviço será em todo o território nacional. 

A solução oferece carregadores rápidos homologados DC 30 kW, com potência para abastecer carros, vans e caminhões utilitários leves entre uma e duas horas, dependendo do tamanho da bateria do veículo. O modelo é voltado para concessionárias e frotistas com muitos veículos e demanda de velocidade no carregamento. Segundo a Raízen, o equipamento é econômico e de fácil instalação e a assinatura permite o pagamento por período. 

O serviço inclui ainda uma plataforma digital de gestão e inteligência energética, com acesso aos dados de consumo e recarga. A Raízen também é responsável por manutenções preventivas dos equipamentos. A exigência técnica é que as empresas interessadas no serviço estejam conectadas a unidades de baixa tensão em um sistema trifásico. “É a solução ideal para pequenos e médios empresários, já que não exige investimento na compra de equipamentos ou despesas com manutenção”, disse o vice-presidente de energia e renováveis da Raízen, Frederico Saliba.

Além desse projeto para frotas, a Raízen também liderou uma rodada de investimento de R$ 10 milhões na startup Tupinambá Energia, para acelerar o desenvolvimento de soluções de recarga elétrica veicular. Além disso, o grupo lançou o programa global Shell Recharge no Brasil, com a inauguração do primeiro eletroposto da iniciativa na zona norte de São Paulo, que possui um carregador de 50 kW capaz de abastecer carros elétricos em aproximadamente 35 minutos. 



Mais Notícias EM



Novo livro infantil trata dos riscos dos raios

Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.

09/12/2024


Cemig vai fazer leilão para compra de energia convencional

A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro

06/12/2024


Bônus de Itaipu vai reduzir conta de 78 milhões de consumidores

Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu

06/12/2024