Depois de uma viagem cuidadosa e por dois modais, a Vestas, fabricante dinamarquesa de aerogeradores, chegou com a nacele do protótipo de sua maior turbina eólica, a V236-15.0 MW, no Centro Nacional de Testes de Osterild, na Dinamarca, no dia 11 de novembro. O componente foi montado na fábrica da Vestas em Lindo, no Porto de Odense, na Dinamarca, de onde foi enviado de navio para Hanstholm e daí de caminhão até o centro onde está sendo montado o protótipo.

Primeira turbina desse porte lançada no mercado global, em fevereiro de 2021, a V236-15MW tem 15 MW de potência nominal e é voltada para o uso em parques eólicos offshore.  Já com a torre do protótipo montada, o aerogerador terá 280 metros de altura e capacidade de produção para 80 GWh por ano. A Vestas trabalha com a perspectiva de começar a produzir o equipamento em série em 2024.

O protótipo da nacele foi concluído em agosto e, a partir daí, a viagem do componente foi planejada. A primeira pá de 115,5 metros para o protótipo foi concluída na fábrica de Nakskov, da Vestas, na Dinamarca, no final de outubro. Quando em série, as pás serão produzidas a partir do segundo semestre de 2023 no mesmo local.



Mais Notícias EM



Novo livro infantil trata dos riscos dos raios

Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.

09/12/2024


Cemig vai fazer leilão para compra de energia convencional

A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro

06/12/2024


Bônus de Itaipu vai reduzir conta de 78 milhões de consumidores

Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu

06/12/2024