A empresa de transmissão ISA Cteep iniciou a operação comercial de projeto de armazenamento de energia em baterias em larga escala, que funciona no seu sistema de transmissão na Subestação Registro, no interior de São Paulo. Com 180 racks de baterias de lítio, o sistema ocupa uma área aproximada de 5 mil m². Além das baterias, o escopo do projeto traz ainda inversores, transformadores, softwares de gestão de energia e sistemas de automação, proteção e controle.
O conjunto das baterias têm 30 MW de potência e são capazes de entregar energia de 60 MWh por duas horas. A programação é para que atuem nos momentos de pico de consumo do litoral sul paulista, durante o verão, como um reforço à rede elétrica. A intenção é evitar interrupção no fornecimento de energia em razão do excesso de demanda da alta temporada. A estimativa é beneficiar 2 milhões de pessoas.
O armazenamento de energia em baterias pela ISA Cteep visou primeiramente evitar o acionamento de geradores a diesel (uso equivalente de 350 mil litros do combustível). Além de menos poluente, a tecnologia não causa o mesmo ruído dos geradores e elimina o transporte de diesel para manter o contínuo abastecimento dos equipamentos, o que contribui para a descarbonização do sistema. A estimativa com o projeto é evitar a emissão de 1194 toneladas de gases de efeito estufa em dois anos da tecnologia em operação. A implantação do sistema levou nove meses e gerou cerca de 250 empregos diretos.
Mais Notícias EM
Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.
09/12/2024
A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro
06/12/2024
Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu
06/12/2024