A Comerc Eficiência e a empreendedora de renováveis Casa dos Ventos assinaram no dia 5 de dezembro um pré-contrato com o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no Ceará, para instalar unidade de produção de hidrogênio e amônia verde. A previsão é de a primeira fase do projeto entrar em operação em 2026.

Em desenvolvimento desde 2021, o projeto iniciará a fase de licenciamento ambiental e de projeto básico para iniciar sua implantação, dividida em etapas. O empreendimento terá capacidade de até 2,4 GW de eletrólise da água, processo utilizado para a produção de H2V, o que permitirá a geração de mil toneladas de hidrogênio por dia e a transformação – em reação com o nitrogênio – de 2,2 milhões de toneladas de amônia verde por ano.

As empresas já haviam firmado um memorando de entendimento (MOU) com o governo do Ceará e outro com o próprio Complexo do Pecém para assegurar sua participação no projeto do Hub de H2V do estado cearense, que já conta com 24 MOUs assinados com empresas nacionais e estrangeiras. A planta da Comerc-Casa dos Ventos ocupará uma área de até 60 hectares na ZPE Ceará.



Mais Notícias EM



Engie assina contrato para comprar UHEs da EDP e da CTG

Negócio envolverá R$ 2,9 bilhões pela aquisição das hidrelétricas Santo Antônio do Jari e Cachoeira Caldeirão.

31/03/2025


Distribuidoras não cumprem metas do Luz Para Todos

Levantamento do Idec aponta que empresas não estão universalizando serviços conforme estabelecido pelo programa federal.

31/03/2025


Projeto de hidrogênio verde da Vale é reconhecido na Europa

Mega hub para produção de HBI verde é em parceria com a Green Energy Park.

31/03/2025