A francesa Engie concluiu no dia 26 de fevereiro a implantação do projeto Novo Estado, sistema de transmissão de energia localizado nos estados de Tocantins e Pará. O ativo entrou em operação integral a partir da energização do trecho entre as subestações Xingu e Serra Pelada. A operação comercial parcial do sistema tinha se iniciado em 2021 e teve sua finalização dentro do prazo estabelecido pela Aneel.

O projeto Novo Estado visa fortalecer o escoamento da geração de energia de grandes hidrelétricas do Norte do país. Com R$ 3,2 bilhões em investimentos, ao todo foram instaladas 3634 torres de transmissão, ao longo de 1800 quilômetros de linhas de 500 kV, que passam por 24 municípios. O projeto contemplou também a construção de uma nova subestação de energia e ampliação de outras três. Esse último segmento energizado percorre seis cidades do Sul do Pará (Anapu, Pacajá, Novo Repartimento, Itupiranga, Marabá e Curionópolis).

Com a obra concluída, a Engie passa a ter dois grandes ativos de transmissão de energia, já que a empresa também é responsável pelo sistema Gralha Azul, no Paraná. No total, o grupo tem no Brasil mais de 2800 quilômetros de linhas de transmissão e 14 subestações construídas ou ampliadas. O sistema de transmissão Gralha Azul também entrou em operação integral a partir de fevereiro, com a energização do trecho que percorre a zona urbana e rural das cidades de Ponta Grossa, Imbituva e Irati. Esse sistema, da mesma forma, também teve as primeiras linhas energizadas em 2021.



Mais Notícias EM



Novo livro infantil trata dos riscos dos raios

Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.

09/12/2024


Cemig vai fazer leilão para compra de energia convencional

A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro

06/12/2024


Bônus de Itaipu vai reduzir conta de 78 milhões de consumidores

Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu

06/12/2024