A empresa SAP firmou parceria para facilitar empresas brasileiras a exportarem hidrogênio verde (H2V) para a Alemanha, por meio do H2Uppp, programa do Ministério de Assuntos Econômicos e Ação Climática da Alemanha, implementado no Brasil pela agência de desenvolvimento alemã, a GIZ. A SAP será facilitadora da certificação de sustentabilidade do hidrogênio verde por meio da solução GreenToken by SAP.

O GreenToken utiliza uma abordagem blockchain para coletar as informações de qualquer matéria-prima com transparência. Segundo comunicado da SAP, ao “tokenizar” a molécula de hidrogênio, a solução permite certificar aos compradores a origem verde e rastrear a pegada de carbono associada ao escopo 3 por meio da cadeia de valor até o cliente final.

De acordo com a empresa, trata-se de marco importante para o Brasil, pois o sucesso da exportação de hidrogênio gerado por energia renovável ou de baixo carbono depende da transparência sobre os critérios de sustentabilidade cumpridos da produção ao consumo.  Para formalizar a parceria, um membro do conselho de administração da SAP, Sabine Bendiek, entregou a carta de intenções a Markus Francke, diretor da GIZ Brasil, durante evento em Belo Horizonte (MG).



Mais Notícias EM



Engie assina contrato para comprar UHEs da EDP e da CTG

Negócio envolverá R$ 2,9 bilhões pela aquisição das hidrelétricas Santo Antônio do Jari e Cachoeira Caldeirão.

31/03/2025


Distribuidoras não cumprem metas do Luz Para Todos

Levantamento do Idec aponta que empresas não estão universalizando serviços conforme estabelecido pelo programa federal.

31/03/2025


Projeto de hidrogênio verde da Vale é reconhecido na Europa

Mega hub para produção de HBI verde é em parceria com a Green Energy Park.

31/03/2025