A empresa SAP firmou parceria para facilitar empresas brasileiras a exportarem hidrogênio verde (H2V) para a Alemanha, por meio do H2Uppp, programa do Ministério de Assuntos Econômicos e Ação Climática da Alemanha, implementado no Brasil pela agência de desenvolvimento alemã, a GIZ. A SAP será facilitadora da certificação de sustentabilidade do hidrogênio verde por meio da solução GreenToken by SAP.
O GreenToken utiliza uma abordagem blockchain para coletar as informações de qualquer matéria-prima com transparência. Segundo comunicado da SAP, ao “tokenizar” a molécula de hidrogênio, a solução permite certificar aos compradores a origem verde e rastrear a pegada de carbono associada ao escopo 3 por meio da cadeia de valor até o cliente final.
De acordo com a empresa, trata-se de marco importante para o Brasil, pois o sucesso da exportação de hidrogênio gerado por energia renovável ou de baixo carbono depende da transparência sobre os critérios de sustentabilidade cumpridos da produção ao consumo. Para formalizar a parceria, um membro do conselho de administração da SAP, Sabine Bendiek, entregou a carta de intenções a Markus Francke, diretor da GIZ Brasil, durante evento em Belo Horizonte (MG).
Mais Notícias EM
Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.
09/12/2024
A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro
06/12/2024
Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu
06/12/2024