A Neoenergia inaugurou no dia 22 de março seu primeiro complexo de geração de energia associada, que integra fonte solar e eólica conectadas em mesma conexão com a rede de transmissão. Trata-se do Complexo Renovável Neoenergia, no sertão da Paraíba, que associa a geração de energia eólica e solar da Neoenergia Chafariz e Neoenergia Luzia, respectivamente.
Os parques estão conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN) pela subestação Neoenergia Santa Luzia II e a respectiva linha de transmissão. Com investimento total de R$ 3,5 bilhões, o complexo se estende por uma área arrendada de 8700 hectares, em que somente 14% está ocupada, nos municípios de Santa Luiza, Areia de Baraúnas, São Jose de Sabugi e São Mamede, na Paraíba.
Formado por 15 parques eólicos e 136 aerogeradores, a Neoenergia Chafariz atua com capacidade instalada de 471,2 MW, já em operação plena desde o início de 2022. Já as duas plantas da Neoenergia Luzia, com 228 mil módulos solares e potência instalada de 149,2 MWp, são as primeiras da fonte solar da empresa. A energia gerada será destinada ao Ambiente de Contratação Regulada (ACR) e ao Ambiente de Contratação Livre (ACL).
Mais Notícias EM
Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.
09/12/2024
A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro
06/12/2024
Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu
06/12/2024