A distribuidora CEA Equatorial, do Amapá, adquiriu uma carreta especial para a manutenção de rede. Batizada de Big Jumper, o veículo faz o manuseio e armazena os cabos de manutenção provisória, permitindo que as manutenções na rede sejam feitas sem a interrupção do fornecimento de energia.
A carreta atuará principalmente nas áreas urbanas, em grandes intervenções. Segundo a CEA, as áreas residenciais e comerciais poderão ter sua rede melhorada sem precisar passar por um desligamento que duraria, em média, de 5 a 7 horas. Além do transtorno aos consumidores, esses processos demandavam campanhas de comunicação.
Segundo o gerente de manutenção e obras da CEA Equatorial, Adriel Lima, a carreta funciona como uma ponte elétrica que executa intervenções e manutenções. “Com esta máquina, é possível isolar a parte do circuito na qual será realizada a intervenção”, diz. Apesar disso, ainda é necessário fazer a interrupção temporária em alguns casos.
Mais Notícias EM
Negócio envolverá R$ 2,9 bilhões pela aquisição das hidrelétricas Santo Antônio do Jari e Cachoeira Caldeirão.
31/03/2025
Levantamento do Idec aponta que empresas não estão universalizando serviços conforme estabelecido pelo programa federal.
31/03/2025
Mega hub para produção de HBI verde é em parceria com a Green Energy Park.
31/03/2025