A distribuidora CEA Equatorial, do Amapá, adquiriu uma carreta especial para a manutenção de rede. Batizada de Big Jumper, o veículo faz o manuseio e armazena os cabos de manutenção provisória, permitindo que as manutenções na rede sejam feitas sem a interrupção do fornecimento de energia.
A carreta atuará principalmente nas áreas urbanas, em grandes intervenções. Segundo a CEA, as áreas residenciais e comerciais poderão ter sua rede melhorada sem precisar passar por um desligamento que duraria, em média, de 5 a 7 horas. Além do transtorno aos consumidores, esses processos demandavam campanhas de comunicação.
Segundo o gerente de manutenção e obras da CEA Equatorial, Adriel Lima, a carreta funciona como uma ponte elétrica que executa intervenções e manutenções. “Com esta máquina, é possível isolar a parte do circuito na qual será realizada a intervenção”, diz. Apesar disso, ainda é necessário fazer a interrupção temporária em alguns casos.
Mais Notícias EM
Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.
09/12/2024
A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro
06/12/2024
Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu
06/12/2024