A Mitsubishi Electric adquiriu a empresa sueca Scibreak AB, desenvolvedora de disjuntores de corrente contínua (DCCBs - Direct-current circuit breakers). A ideia com a aquisição é desenvolver tecnologias DCCB para sistemas de transmissão de corrente contínua de alta tensão (HVDC - High-voltage direct current), visando a demanda crescente por energia renovável.

Uma finalidade importante da negociação, segundo comunicado da Mitsubishi, é apoiar, em específico, projetos de energia eólica offshore. Isso porque o sistema de transmissão de corrente contínua de alta tensão é usado para transmissão de longa distância entre centros de carga offshore e onshore. Trata-se de tecnologia que oferece nesses projetos menores perdas de energia e de custo, quando comparado à transmissão em corrente alternada.

Ainda segundo o grupo japonês, no futuro devem ser desenvolvidas redes HVDC multiterminais, para uso especialmente na geração de energia eólica offshore na Europa, o que permitirá a transmissão eficiente de energia transfronteiriça. Essas redes também exigirão DCCBs, desempenhando papel crítico na proteção do sistema de energia. Os disjuntores HVDC também exigem tempos de operação muito rápidos, da ordem de alguns milissegundos, o que faz as empresas intensificarem o desenvolvimento tecnológico para atender a demanda por DCCBs mais compactos, de alto desempenho e econômicos.



Mais Notícias EM



Novo livro infantil trata dos riscos dos raios

Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.

09/12/2024


Cemig vai fazer leilão para compra de energia convencional

A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro

06/12/2024


Bônus de Itaipu vai reduzir conta de 78 milhões de consumidores

Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu

06/12/2024