Levantamento da Abrapch - Associação Brasileira de PCHs e CGHs aponta que o Brasil tem potencial para ampliar em 300% sua capacidade de geração de energia renovável com o uso de pequenas centrais hidrelétricas, as PCHs, e pelas centrais geradoras hidrelétricas, as CGHs. Para embasar sua projeção, a associação afirma que há 1156 processos dessas usinas na Aneel.
Desse total, 589 pequenas usinas estão em fase de Despacho de Registro de Intenção à Outorga de Autorização (DRI) ou de Declaração de Reserva de Disponibilidade Hídrica (DRS), passos anteriores para o interessado requisitar o licenciamento ambiental. Há ainda outros 455 processos em estágio de eixo disponível, ou seja, aptos para interessados no desenvolvimento de estudos de inventário hidrelétrico. Por fim, 112 PCHs e CGHs estão em construção ou aguardando licenciamento.
Nos últimos cinco anos, revela a Abrapch, 65 PCHs e 52 CGHs, responsáveis por até 50 MW de potência instalada, entraram em operação no Brasil, totalizando 938,81 MW de potência instalada. No total, elas geraram cerca de R$ 7,9 bilhões em investimentos no País.
"Os investimentos representativos poderiam ser ainda maiores, reduzindo as tarifas e eliminando futuras bandeiras tarifárias", disse a presidente da Abrapch, Alessandra Torres de Carvalho. Segundo ela, um maior investimento em PCHs e CGHs diminuiria a geração de usinas termelétricas.
Mais Notícias EM
Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.
09/12/2024
A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro
06/12/2024
Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu
06/12/2024