A CCS Brasil, organização sem fins lucrativos que visa estimular o mercado de captura e do armazenamento de carbono no País, firmou acordo de cooperação técnica com o Inel - Instituto Nacional de Energia Limpa para fomentar soluções de produção de hidrogênio verde (H2V) e de descarbonização no setor energético brasileiro.

A união entre as duas entidades, segundo comunicado, dará origem à divulgação de informações sobre o tema, realização de congressos, webinars, treinamentos, cursos, estudos, produção de boletins, compartilhamento de estudos e dados e realização de análises e publicações conjuntas.

Segundo dados da CCS Brasil, o potencial para a captura de CO2 no setor chega a 130 milhões de toneladas por ano provenientes de combustíveis fósseis, ou seja, 32% do total de emissões nesse setor. O número ainda representa 8% do total de emissões considerando todos os segmentos. Os segmentos com maior adequação para implementação de projetos de CCS incluem a geração de energia, aplicações industriais e produção de combustíveis.

“Para além do potencial de descarbonização, o CCS também pode ser uma tecnologia de produção de hidrogênio de baixo carbono a partir de gás natural, além da utilização de CO2 para a produção de amônia e de combustíveis sintéticos e para a produção de bioenergia (BECCS), como a produção de etanol, biometano e outros processos de geração de energia a partir de biomassa”, disse a cofundadora da CCS Brasil, Nathália Weber.



Mais Notícias EM



Engie assina contrato para comprar UHEs da EDP e da CTG

Negócio envolverá R$ 2,9 bilhões pela aquisição das hidrelétricas Santo Antônio do Jari e Cachoeira Caldeirão.

31/03/2025


Distribuidoras não cumprem metas do Luz Para Todos

Levantamento do Idec aponta que empresas não estão universalizando serviços conforme estabelecido pelo programa federal.

31/03/2025


Projeto de hidrogênio verde da Vale é reconhecido na Europa

Mega hub para produção de HBI verde é em parceria com a Green Energy Park.

31/03/2025