O Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI, na sigla em inglês), que opera dentro da USP e é patrocinado pela Shell Brasil, e a francesa TotalEnergies, que produz e comercializa energia fóssil e renovável, assinaram convênio para a execução de projetos ligados à geração e operação de energias renováveis.

Sob investimento total de R$ 80 milhões, serão financiados um total de 11 projetos, dentre os quais alguns voltados para o desenvolvimento de tecnologias para parques eólicos onshore e offshore. Dentre os programas, destaca-se também uma pesquisa que avalia a combinação de usinas solares fotovoltaicas com agricultura e captura de CO2.

Com o envolvimento de 150 pesquisadores, os projetos visam criar bases teóricas e práticas para identificação de impactos provocados pelas atividades e as formas de mitigação.

Segundo a diretora de P&D da Total, Isabel Waclawek, o portfólio de projetos da empresa está alinhado com a estratégia de reduzir as emissões de gases de efeito estufa, desenvolver energias mais limpas e de diminuir os custos das operações. “Hoje, 48% dos nossos projetos no Brasil estão voltados aos segmentos de novas energias”, disse.



Mais Notícias EM



Engie assina contrato para comprar UHEs da EDP e da CTG

Negócio envolverá R$ 2,9 bilhões pela aquisição das hidrelétricas Santo Antônio do Jari e Cachoeira Caldeirão.

31/03/2025


Distribuidoras não cumprem metas do Luz Para Todos

Levantamento do Idec aponta que empresas não estão universalizando serviços conforme estabelecido pelo programa federal.

31/03/2025


Projeto de hidrogênio verde da Vale é reconhecido na Europa

Mega hub para produção de HBI verde é em parceria com a Green Energy Park.

31/03/2025