A Equatorial Goiás inaugurou uma linha de distribuição de alta tensão (LDAT) de 35 km, para interligar as cidades de Barro Alto a Goianésia. Sob investimento superior a R$ 38 milhões, a interligação, segundo a distribuidora, vai fornecer energia para cerca de 180 mil clientes, o que significa 58 mil unidades consumidoras dos municípios de Goianésia, Jaraguá e parte de Barro Alto.
A nova LDAT viabiliza a conexão de novos clientes e o atendimento às solicitações de aumento de carga, segundo a empresa. Para o gerente de obras de alta tensão da Equatorial Goiás, Reginaldo Santos, será possível suprir demanda de grandes comércios e indústrias para se instalarem na região.
Para a construção da linha, foram necessárias 140 torres instaladas, com estruturas que chegam a até 24 metros de altura, que se iniciam na Subestação Goianésia e seguem até a Subestação Barro Alto de Furnas, onde a Equatorial construiu um vão para receber a rede. A linha percorre os municípios de Barro Alto e Goianésia e mais de 99% da sua extensão foi construída na zona rural.
A rede é totalmente telecontrolada, o que significa que, no caso de uma falha em que não haja dano estrutural (como cabo partido, poste quebrado), é possível recuperar o fornecimento de energia direto do Centro de Operações, em Goiânia. Se houver uma ocorrência mais grave, com danos estruturais, é possível remanejar as cargas para a linha suplente e identificar o possível ponto de defeito.
Mais Notícias EM
Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.
09/12/2024
A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro
06/12/2024
Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu
06/12/2024