A Bahia fechou o primeiro semestre com mais 41 novas usinas de geração renovável. Foram ao todo 19 parques eólicos e 22 usinas solares fotovoltaicas que entraram em operação no período, segundo levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado baiano.
Com os novos empreendimentos, o estado passa a contar com 281 parques eólicos, totalizando 7,6 GW, e 69 solares fotovoltaicos, com 2 GW instalados, todos em operação. Há mais 65 eólicas em construção, que vão acrescentar mais 2,5 GW ao estado, e 200 MW de quatro UFVs centralizadas.
O secretário da SDE, Angelo Almeida, ressaltou que os 19 parques eólicos foram inaugurados em nove municípios. “As cidades de Araci, Biritinga, Caetité, Casa Nova, Gentio do Ouro, Morro do Chapéu, Tanque Novo, Tucano e Xique-Xique estão abrigando esses empreendimentos”, disse. Já entre as usinas solares o destaque foi o município de Juazeiro, onde foram instaladas as 22 novas usinas de geração de energia fotovoltaica. “Essa concentração evidencia o potencial da região”, disse.
Para as implantações, foram investidos cerca de R$ 5,93 bilhões nos 41 novos projetos eólicos e solares. A Bahia apresenta a maior geração total de energia eólica do Brasil, correspondendo a 35,54% da geração nacional, com base nos dados de geração acumulada em 2023, disponibilizados pela CCEE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica. Em solar, a Bahia ocupa a segunda posição no Brasil, com 19,22% da produção nacional.
Imagem de Freepik
Mais Notícias EM
Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.
09/12/2024
A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro
06/12/2024
Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu
06/12/2024