A CAS Tecnologia lançou uma solução de inteligência artificial (IA) voltada para o setor de energia. Batizada de plataforma Neuron, segundo a empresa ela é capaz de realizar diagnóstico de sistema de telemedição. O desenvolvimento é fruto de um aporte de R$ 6 milhões, sendo que parte do montante contou com o apoio do BNDES.
De acordo com a companhia, o Neuron realiza o acompanhamento temporal por meio da análise de uma grande quantidade de informações, utilizando inteligência artificial, o que promove maior eficiência operacional, com impactos positivos nos altos custos das distribuidoras.
Segundo o gerente da CAS Tecnologia, Octavio Brasil, a solução funciona como um mecanismo capaz de identificar rapidamente as perdas, reais ou potenciais, e ter uma visão georreferenciada das anomalias, trazendo resultados significativos na recuperação da receita. Ainda segundo ele, as redes neurais podem ser aplicadas na detecção de falhas e no diagnóstico de problemas em todo o sistema de telemedição do setor de distribuição de energia.
De acordo com Brasil, isso permite a identificação precoce do problema, reduzindo o tempo de inatividade da comunicação, dos processos e do faturamento, otimizando alguns processos de manutenção. “Dessa forma, as distribuidoras reduzem os índices de perdas não-técnicas, sejam elas ocasionadas por desatualização cadastral dos consumidores, por algum tipo de fraude ou por necessidade de reparar equipamentos de medição", diz.
O Neuron está integrado à plataforma Hemera, de gestão e análise de dados da medição das distribuidoras, responsável pelo gerenciamento e monitoramento contínuo do grande volume de dados de seus clientes. Essa integração combina inteligência artificial e automatização de processos, seguindo os princípios da Indústria 4.0.
Mais Notícias EM
Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.
09/12/2024
A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro
06/12/2024
Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu
06/12/2024