A CPFL Renováveis está promovendo cursos de manutenção de parques eólicos exclusivos para comunidades indígenas. Com o primeiro deles iniciado no dia 7 de agosto, as suas aulas práticas são realizadas em unidade móvel do Senai, parceiro na iniciativa, e as teóricas em escola municipal localizada em João Câmara, no Rio Grande do Norte.

As 21 vagas do curso, cujas inscrições foram abertas em junho, se direcionaram a moradores de Amarelão, Santa Terezinha e Serrote de São Bento – comunidades indígenas beneficiadas por projeto de dessalinização de água da CPFL Renováveis em conjunto com a controladora chinesa State Grid. O sistema gera 80 mil litros de água potável por dia para 3 mil pessoas de 800 famílias locais, onde a CPFL tem parques eólicos instalados. 

A grade de aulas foi preparada pelo Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis do Senai e se divide em seis módulos: eletricista industrial; introdução a sistemas de energia renovável; medição anemométrica para energia eólica; sistemas elétricos aplicados a parques eólicos; tecnologia em aerogeradores; e segurança do trabalho em altura.  

“Mantemos na região parques eólicos responsáveis por gerar uma grande quantidade de energia limpa e renovável, que ajuda a suprir a demanda no estado do Rio Grande do Norte e em todo o país. Acreditamos que uma das formas de colaborar ainda mais com o desenvolvimento local é preparar as pessoas para o mercado de trabalho em nosso ramo de atuação”, disse o diretor de operação e manutenção da CPFL Renováveis, Francisco Galvão.  

  



Mais Notícias EM



Novo livro infantil trata dos riscos dos raios

Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.

09/12/2024


Cemig vai fazer leilão para compra de energia convencional

A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro

06/12/2024


Bônus de Itaipu vai reduzir conta de 78 milhões de consumidores

Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu

06/12/2024