A Engie Brasil contratou a austríaca Andritz Hydro Brazil para a modernização da Usina Hidrelétrica Jaguara, de 424 MW, localizada em Rifaina, no interior de São Paulo. As obras estão previstas para começar em 2025, com término até o fim de 2028. O valor da negociação entre as empresas é de R$ 515,7 milhões

Serão modernizadas as quatro unidades de geração de 106 MW, incluindo no escopo dos trabalhos as turbinas, reguladores de velocidade e tensão, sistema digital de supervisão e controle, sistema de proteção e todos os sistemas auxiliares relacionados. As quatro unidades utilizam turbina vertical tipo Francis. Em 2018, a usina passou a ser operada remotamente a partir do Centro de Operação da Geração (COG), localizado na sede da Engie, em Florianópolis (SC).

A usina tem reservatório a fio d’água com área de 34,6 km² no rio Grande e iniciou sua operação em 1971. Foi incorporada ao parque gerador da Engie em 2017 por meio de leilão do governo federal, junto com a UHE Hidrelétrica Miranda. A concessão tem validade até 2047. A garantia física para comercialização da UHE é de 341 MW médios.



Mais Notícias EM



Engie assina contrato para comprar UHEs da EDP e da CTG

Negócio envolverá R$ 2,9 bilhões pela aquisição das hidrelétricas Santo Antônio do Jari e Cachoeira Caldeirão.

31/03/2025


Distribuidoras não cumprem metas do Luz Para Todos

Levantamento do Idec aponta que empresas não estão universalizando serviços conforme estabelecido pelo programa federal.

31/03/2025


Projeto de hidrogênio verde da Vale é reconhecido na Europa

Mega hub para produção de HBI verde é em parceria com a Green Energy Park.

31/03/2025