Polo latino-americano de inovações para a nova realidade energética, o The smarter E South America 2023 será realizado de 29 a 31 de agosto no Expo Center Norte, em São Paulo. Trata-se do maior evento do setor de energias renováveis no mercado brasileiro, com expectativa de um público recorde de 50 mil visitantes e mais de 500 expositores, entre fabricantes, distribuidores, consultorias, construtoras, empreiteiras e integradoras de sistemas solares fotovoltaicos, de armazenamento de energia e de produtos e serviços de instalação. A visitação é gratuita mediante cadastro no website https://www.euvou.net.br/THESMARTERESOUTHAMERICA2023/home, onde também é possível adquirir ingressos para os congressos e conferências do evento.
O The smarter E é composto pelos congressos e feiras:
- Intersolar South America, que reúne toda a cadeia produtiva solar fotovoltaica e é o maior evento desse setor na América Latina, chegando agora à sua 10ª edição;
- ees South America, de soluções de baterias e sistemas de armazenamento de energia renovável; e
- Eletrotec+EM Power South America, de instalações elétricas e gestão de energia.
Além da extensa programação dos três congressos (veja em https://www.thesmartere.com.br/programa-do-congresso), haverá dois “Palcos de Inovações e Aplicações” no recinto da feira, com apresentações de apoiadores, patrocinadores e expositores, além de minicursos em dois auditórios, treinamentos técnicos e um programa de palestras.
No Eletrotec+EM Power, serão seis minicursos sobre instalações de carregadores de veículos elétricos; instalações elétricas em canteiros de obras; projeto de aterramento de usinas fotovoltaicas; especificação de DPSs; gestão de empreendimentos de GD solar; e inspeção e comissionamento de instalações elétricas BT.
Da programação do Intersolar South Ameríca constam os workshops (ministrados por Trajano Viana) Proteções de sistemas FV com DPSs e fusíveis; Soluções de problemas em instalações fotovoltaicas; Sistemas agrofotovoltaicos; e Evolução dos módulos fotovoltaicos – tecnologias e aplicações.
Entre os eventos paralelos programados destacam-se: Interconexão: Energia solar e hidrogênio verde, que promoverá a atuação das mulheres no setor de hidrogênio verde e trocas de experiências com os visitantes profissionais da feira sobre H2V e conversão de eletricidade; o minicurso técnico Masterclass em armazenamento de energia - principais modelos de negócios, tecnologias e melhores práticas de projeto, instalação e operação; e ainda a palestra internacional (com tradução simultânea) Proteção Eficiente em três níveis contra raios para usinas fotovoltaicas flutuantes, com Marjan Valand (DEHN SE + Co KG).
O congresso ees South America (30 e 31/8) terá oito sessões exclusivamente dedicadas a armazenamento de energia e hidrogênio verde, e o congresso Intersolar South America (29 a 31/8) discutirá em profundidade os mercados solares brasileiro e global, a evolução recentes, as últimas mudanças e os novos desafios do setor.
Já o congresso Eletrotec+EM Power South America (29 a 31/8) oferece no primeiro dia painéis sobre importantes normas técnicas da ABNT: a nova NBR 5410, a futura norma sobre arcos elétricos, e as normas de instalações fotovoltaicas e de proteção contra descargas atmosféricas, atualmente em revisão. E, nos dias 30 e 31, o congresso traz uma rica programação técnica com apresentação de 14 trabalhos nas áreas de proteção contra descargas atmosféricas, instalações fotovoltaicas e instalações elétricas de média e de baixa tensão.
Serviço:
The smarter E South América 2023
Data: 29–31 de agosto de 2023
Local: Expo Center Norte, São Paulo
Eventos simultâneos: Intersolar, ees, Eletrotec+EM-Power South America, incluindo a Mostra Especial Power2Drive.
Informações https://www.thesmartere.com.br.
Mais Notícias EM
Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.
09/12/2024
A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro
06/12/2024
Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu
06/12/2024