A estatal mineira de energia Cemig já contabiliza a emissão de cerca de 12 milhões de Certificados de Energia Renovável – RECs para seus clientes no mercado livre de energia desde 2019. Somente no ano passado, a Cemig emitiu cerca de 3,5 milhões de certificados de energia renovável para seus clientes no mercado livre.
A Cemig vem expandindo a comercialização dos certificados de energia renovável I-REC e Cemig-REC no mercado livre, garantindo a produção de energia limpa das principais usinas hidrelétricas da companhia e de dois parques eólicos no Ceará, o Volta do Rio e Parajuru. Os certificados comprovam a utilização de energia renovável e rastreável para os consumidores.
“Esses selos comprovam que o consumo de energia está livre de emissão de gases nocivos ao meio ambiente e atendem aos requisitos do Escopo 2 do Protocolo de Gases de Efeito Estufa (GHG Protocol) - protocolo internacional para mensuração das emissões - bem como da ISO 14.064, que é a norma internacional de verificação dos inventários de gases de efeitos estufa”, afirma o diretor de comercialização da Cemig, Dimas Costa.
Um dos clientes que possuem o certificado da Cemig é a Petrobrás. O objetivo da estatal de óleo e gás é neutralizar as emissões do chamado “Escopo 2” – termo empregado pela indústria mundial para as emissões associadas ao consumo de energia obtida de supridores externos. A prática foi incorporada pela companhia a partir de 2022 e continuará a ser adotada em caráter permanente.
Mais Notícias EM
Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.
09/12/2024
A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro
06/12/2024
Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu
06/12/2024