A Siemens Energy está fornecendo doze eletrolisadores para a produtora de gases Air Liquide produzir hidrogênio verde (H2V) na Normandia, na França. Os sistemas de eletrólise da água terão capacidade total instalada de 200 MW e garantirão a produção anual de 28 mil toneladas de H2V.
Batizado de Normand'Hy, o projeto deve entrar em operação em 2026, na zona industrial de Port-Jérôme e atenderá demandas industriais e do setor de mobilidade. Segundo comunicado da Siemens Energy, com essa quantidade, um caminhão movido a hidrogênio poderia dar 10 mil voltas ao mundo.
Os eletrolisadores são baseados na tecnologia de membrana de troca de prótons (eletrólise PEM), que segundo a empresa é compatível com o fornecimento de energia intermitente graças ao seu curto tempo de acionamento e controle dinâmico, possível por conta de sua alta densidade de energia. Além disso, a tecnologia tem baixa pegada de carbono e pouca necessidade de espaço e materiais.
O projeto Normand'Hy será um dos primeiros a ser fornecido pela nova fábrica de eletrolisadores da Siemens Energy em Berlim, uma joint venture com a própria Air Liquide. A produção industrial em série dos stacks (módulos) começará em novembro deste ano. Até 2025, a produção da fábrica deve aumentar para pelo menos 3 GW por ano.
Mais Notícias EM
Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.
09/12/2024
A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro
06/12/2024
Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu
06/12/2024