Após a conclusão de operação de permuta firmada entre a subsidiária Eletrobras Eletronorte e a Neoenergia, a Eletrobras passou a deter 100% da Companhia Hidrelétrica Teles Pires. Antes da operação, a companhia detinha 49% do empreendimento. Trata-se de negociação que não envolve entrada e saída de caixa, dada a permuta de ativos.
A usina hidrelétrica Teles Pires, construída no rio de mesmo nome, está localizada na fronteira dos estados do Pará e Mato Grosso, nos municípios de Jacareacanga (PA) e Paranaíta (MT). O empreendimento tem potência instalada de 1820 MW, energia suficiente para abastecer uma população de 13,5 milhões de habitantes.
Segundo a Eletrobras, a transação se alinha à estratégia de racionalização de participações, conforme previsto no planejamento estratégico da companhia. Isso resultará em otimização societária, uma vez que a Eletrobras deixará de deter participações nas companhias Neoenergia Afluente T, Neoenergia Coelba, Neoenergia Cosern e EAPSA, e passará a deter 100% da Companhia Hidrelétrica Teles Pires e 66% do Consórcio UHE Baguari.
Mais Notícias EM
Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.
09/12/2024
A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro
06/12/2024
Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu
06/12/2024