Diante da seca na região amazônica, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) anunciou a adoção de medidas preventivas para evitar escassez de energia nos estados do Norte. Para começar, o operador indicou, e teve aprovada em reunião no Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), que retomará a disponibilidade das térmicas Termonorte I e II, instaladas em Porto Velho (RO), para complementação do atendimento ao horário de maior demanda de energia nas regiões Acre e Rondônia.

Em reunião no CMSE, também foi deliberado sobre a realização de um estudo, sob coordenação da Secretaria Nacional de Transição Energética e Planejamento (SNTEP/MME), que contará com o apoio do ONS e da EPE, sobre resiliência climática do sistema elétrico dos estados de Acre, Rondônia e Amapá. O objetivo é ampliar a capacidade de manter o atendimento eletroenergético em futuros cenários de escassez hídrica e cheias extraordinárias na bacia do rio Madeira.

Também foi aprovada a terceira revisão do Plano de Substituição do Parque Gerador do Sistema Elétrico de Roraima, acelerando o processo de entrada em operação das usinas vencedoras do leilão 1/2019 da Aneel e da integração de Boa Vista ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

O ONS recomendou ainda que os órgãos competentes declarem a situação da região excepcional e temporária de escassez hídrica para a bacia, considerando que os cenários de previsão meteorológicas não indicam a melhoria do cenário. Com isso, será possível implementar medidas efetivas urgentes que permaneçam garantindo o suprimento de energia na região.



Mais Notícias EM



Novo livro infantil trata dos riscos dos raios

Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.

09/12/2024


Cemig vai fazer leilão para compra de energia convencional

A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro

06/12/2024


Bônus de Itaipu vai reduzir conta de 78 milhões de consumidores

Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu

06/12/2024