A AES Brasil e a Unipar, produtora de cloro-soda, inauguraram o Complexo Eólico Tucano, localizado nos municípios baianos de Tucano, Biritinga e Araci. A entrada completa em operação do empreendimento, com 52 aerogeradores e 322 MW de capacidade instalada, tem como diferencial ser operado apenas por mulheres.
A maior parte das colaboradoras que operam o parque foram capacitadas em uma iniciativa desenvolvida em parceria com o Senai da Bahia. O curso de capacitação em especialização técnica em operação e manutenção de parques eólicos foi oferecido gratuitamente e apenas para formação feminina no setor energético. Ao todo, 28 alunas foram formadas no ano passado.
Com investimentos de R$ 1,5 bilhão, o complexo integra o portfólio de 23 ativos da AES Brasil em sete estados brasileiros, nas fontes eólica, solar e hídrica. O portfólio do grupo norte-americano soma 5,2 GW de capacidade instalada proveniente de fontes renováveis – incluindo os empreendimentos em construção. Especificamente na Bahia, a companhia já opera o Complexo Eólico Alto Sertão II desde 2017.
No complexo Tucano, Unipar e a AES Brasil têm firmada uma joint venture para geração de 155 MW de energia renovável. O acordo garantirá à Unipar energia por um período de 20 anos, com fornecimento de 2023 até 2043. Com a parceria, a Unipar pretende obter 100% de toda a demanda de energia elétrica das operações no Brasil oriundas de fontes renováveis até 2025, sendo 80% por meio de contratos de autoprodução, como este na Bahia.
Mais Notícias EM
Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.
09/12/2024
A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro
06/12/2024
Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu
06/12/2024