A unidade de produção de hidrogênio verde (H2V) instalada na usina hidrelétrica de Itumbiara, entre Minas Gerais e Goiás, da Eletrobras Furnas, recebeu certificação da CCEE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica. Pelo documento, fica  comprovado que o hidrogênio foi produzido a partir de fontes renováveis. Na UHE, a produção de hidrogênio por eletrólise da água utiliza as fontes hídrica e solar fotovoltaica. 

A planta de H2V de Itumbiara, a primeira a entrar em operação no Brasil em 2021, já produziu 3 toneladas de hidrogênio. A capacidade de produção da unidade experimental é de cerca de 100 kg/dia.

A partir da sua inauguração, em dezembro de 2021, foram realizados testes e análises de produção e armazenamento do hidrogênio e da sua reconversão em energia elétrica para inserção na rede. Em uma etapa seguinte, em projeto de operação e manutenção (O&M), foram elaborados procedimentos e instruções técnicas de operação de planta, além de testes de produção ininterrupta de hidrogênio para determinação das eficiências dos processos de geração, armazenamento e reconversão.

Da energia consumida na produção, uma parte é oriunda de usina solar fotovoltaica de 800 kWp de potência, instalada ao lado do sistema de hidrogênio. Outra parte da demanda é suprida por energia da hidrelétrica.



Mais Notícias EM



Novo livro infantil trata dos riscos dos raios

Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.

09/12/2024


Cemig vai fazer leilão para compra de energia convencional

A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro

06/12/2024


Bônus de Itaipu vai reduzir conta de 78 milhões de consumidores

Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu

06/12/2024