A unidade de produção de hidrogênio verde (H2V) instalada na usina hidrelétrica de Itumbiara, entre Minas Gerais e Goiás, da Eletrobras Furnas, recebeu certificação da CCEE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica. Pelo documento, fica  comprovado que o hidrogênio foi produzido a partir de fontes renováveis. Na UHE, a produção de hidrogênio por eletrólise da água utiliza as fontes hídrica e solar fotovoltaica. 

A planta de H2V de Itumbiara, a primeira a entrar em operação no Brasil em 2021, já produziu 3 toneladas de hidrogênio. A capacidade de produção da unidade experimental é de cerca de 100 kg/dia.

A partir da sua inauguração, em dezembro de 2021, foram realizados testes e análises de produção e armazenamento do hidrogênio e da sua reconversão em energia elétrica para inserção na rede. Em uma etapa seguinte, em projeto de operação e manutenção (O&M), foram elaborados procedimentos e instruções técnicas de operação de planta, além de testes de produção ininterrupta de hidrogênio para determinação das eficiências dos processos de geração, armazenamento e reconversão.

Da energia consumida na produção, uma parte é oriunda de usina solar fotovoltaica de 800 kWp de potência, instalada ao lado do sistema de hidrogênio. Outra parte da demanda é suprida por energia da hidrelétrica.



Mais Notícias EM



Engie assina contrato para comprar UHEs da EDP e da CTG

Negócio envolverá R$ 2,9 bilhões pela aquisição das hidrelétricas Santo Antônio do Jari e Cachoeira Caldeirão.

31/03/2025


Distribuidoras não cumprem metas do Luz Para Todos

Levantamento do Idec aponta que empresas não estão universalizando serviços conforme estabelecido pelo programa federal.

31/03/2025


Projeto de hidrogênio verde da Vale é reconhecido na Europa

Mega hub para produção de HBI verde é em parceria com a Green Energy Park.

31/03/2025