A estatal mineira de energia Cemig e a Unifei - Universidade Federal de Itajubá, também de Minas Gerais, assinaram acordo de cooperação para colaboração institucional, científica e tecnológica para desenvolvimentos de hidrogênio verde. A ideia é apoiar o Centro de Hidrogênio Verde, o CH2V, que funciona na Unifei.
Parte do novo acordo é transferir uma central geradora hidrelétrica (CGH) da Cemig, a Luiz Dias, de forma não onerosa à Unifei, para ser utilizada na compensação da energia que será empregada no laboratório do CH2V. Inaugurada em 1914, a CGH está instalada no rio Lourenço Velho, no município de Itajubá, e tem duas unidades geradoras, com 1,62 MW de potência instalada.
Além disso, o acordo prevê a colaboração abrangendo atividades de pesquisa, desenvolvimento e serviços científicos e tecnológicos, além de formação, treinamento e desenvolvimento de recursos humanos, absorção e transferência de tecnologias. Há ainda parceria para prototipação e desenvolvimento de sistemas em hardware e software.
O CH2V foi construído no âmbito do Centro de Excelência de Conservação de Energia, uma parceria com a Cemig. O objetivo do centro de excelência é ajudar as indústrias mineira e brasileira a atravessarem a transição energética, reduzindo a pegada de carbono de seus produtos.
Mais Notícias EM
Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.
09/12/2024
A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro
06/12/2024
Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu
06/12/2024