A Petrobras assinou protocolo de intenções com o governo fluminense para avaliar de forma conjunta a implementação de projetos-piloto de captura e armazenamento de CO2 (CCUS, na sigla em inglês) no estado do Rio de Janeiro. O acordo inclui ainda a análise de soluções de descarbonização combinadas ao CCUS, destacadamente o hidrogênio de baixo carbono.
O protocolo segue política da petroleira cujo marco foi o anúncio, em maio deste ano, de início de estudos para desenvolver um projeto-piloto de CCUS no norte fluminense, com capacidade para armazenar 100 mil toneladas de CO2 por ano. O projeto-piloto em estudo visa utilizar uma corrente de CO2 separada na Unidade de Tratamento de Gás de Cabiúnas (UTG-CAB), em Macaé.
A corrente separada será tratada e movimentada por meio de um duto para a Estação de Barra do Furado, no município de Quissamã. Em seguida, será injetada e armazenada em um reservatório salino. Segundo a Petrobras, o conhecimento adquirido nesse piloto será crucial para a implementação futura do hub de CCUS definitivo, de grande escala, também previsto para o estado do Rio de Janeiro e que poderá atender não só a estatal, mas outras indústrias da região, como as do setor cimenteiro e usinas termoelétricas.
Imagem de rawpixel.com no Freepik
Mais Notícias EM
Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.
09/12/2024
A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro
06/12/2024
Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu
06/12/2024