A portuguesa EDP Renováveis colocou em operação na Espanha uma usina híbrida solar-eólica. O empreendimento se tornou possível depois da instalação de 25 mil módulos solares fotovoltaicos bifaciais no parque eólico Cruz de Hierro, localizado em Santa María del Cubillo, na província de Ávila, na zona central do país.
Com capacidade instalada de 14,5 MW, com 22 turbinas eólicas, o Cruz de Hierro está em operação desde 2000 e, depois da hibridização com a usina solar, passou a ter capacidade combinada de 28,75 MW. Os dois projetos agora produzirão mais de 58 GWh de eletricidade por ano, o suficiente para abastecer o equivalente a mais de 17 mil casas anualmente.
Em agosto de 2023, a EDP já havia anunciado a instalação de um complexo hibrido na Polônia, com a conexão de uma usina solar fotovoltaica de 45 MW ao parque eólico de Pawlowo, de 79,5 MW. Segundo comunicado da empresa, a EDP foi a primeira empresa a receber, em junho de 2023, autorização do IDAE (Instituto para a Diversificação e Economia de Energia) para ligar à rede um parque híbrido que combina estas duas tecnologias.
Na semana passada, a Acciona também divulgou ter inaugurado uma usina híbrida na Espanha e, no comunicado, anunciou se tratar do primeiro do país, assim como a EDP faz agora. “Colocar em operação o primeiro projeto híbrido da Espanha reforça o nosso compromisso em desenvolver projetos pioneiros de energia limpa num mercado-chave para a EDPR. Depois de implementar projetos semelhantes em Portugal e na Polônia, estamos satisfeitos em poder trazer soluções diferenciadas para a transição energética espanhola", diz Miguel Stilwell d'Andrade, CEO da EDP.
A EDP planeja ainda colocar outros dois parques híbridos em operação em Espanha nos próximos meses e tem mais de 15 projetos de hibridização eólica-solar em desenvolvimento, que devem adicionar mais de 230 MW de capacidade renovável ao país nos próximos anos.
Mais Notícias EM
Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.
09/12/2024
A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro
06/12/2024
Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu
06/12/2024