A Tecnogera, especializada em locação de geradores a diesel, gás natural e biodiesel para necessidades temporárias de energia, está lançando um sistema de armazenamento de energia com baterias de lítio. A solução aproveita baterias em fim de vida útil empregadas em plataformas elevatórias elétricas para trabalhos em altura, uma outra divisão de negócios da empresa.
Fruto de investimento de R$ 1 milhão e de um ano de pesquisa e testes, o sistema visa aplicações para uso temporário onde a empresa já atua com seus geradores convencionais, por exemplo em estabelecimentos comerciais, operações industriais e eventos. A primeira aplicação do equipamento será na 27ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes, em Minas Gerais, que ocorre de 19 a 27 de janeiro.
Em sua estreia, o novo sistema fornecerá, aproximadamente, 1 MWh de energia para alimentar as cargas do Cine Praça, espaço aberto gratuitamente ao público da mostra, que antes da opção renovável utilizava geradores a diesel para a função. A tecnologia é montada sobre um caminhão 100% elétrico também movido a baterias.
“As baterias usadas e em final de ciclo de vida para nossas próprias aplicações tracionárias em plataformas de trabalho em altura poderão agora ser reaproveitadas e terem suas vidas alongadas em soluções estacionárias de energia junto a nossos clientes e mercados já existentes, além de poderem complementar ou ser alternativa para nossas tradicionais soluções com geradores movidos a combustíveis”, disse o CEO da Tecnogera, Arthur Lavieri.
Segundo ele, o produto da Tecnogera é resultado da sinergia das duas divisões de negócios da empresa: o aluguel de geradores e soluções de energia temporária e a frota de plataformas para acesso e trabalho em altura 100% movida a baterias de lítio.
Mais Notícias EM
Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.
09/12/2024
A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro
06/12/2024
Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu
06/12/2024