A Prysmian, fabricante de sistemas de cabos de energia e telecomunicações, criou um programa de logística reversa para destinar o excedente de cabos elétricos não mais utilizados por seus clientes. Segundo comunicado da empresa, a ideia é integrar clientes e fornecedores em etapas rastreáveis e auditáveis, para garantir segurança e credibilidade ao processo.
O sistema se inicia pela separação das sobras dos cabos adquiridos pelo cliente, que deve organizá-los conforme a quantidade e as especificações. Os critérios de separação são estabelecidos em capacitação promovida pela Prysmian. Uma vez separadas as sobras, a Prysmian avalia o material e alinha o fluxo operacional e posterior destinação. Segundo a empresa, o processo ainda garante retorno financeiro atrativo aos clientes.
A fase piloto do programa foi desenvolvida em parceria com a Nortel, distribuidora de suprimentos de manutenção, reparo e operação do Brasil e que pertence ao grupo Sonepar. Durante essa fase foi possível recuperar 36 toneladas de cabos.
“Desenvolvemos um processo customizável, capaz de considerar as particularidades de cada cliente, onde a Prysmian atua como integradora da cadeia de abastecimento”, afirma o gerente de logística da Prysmian, Lineu Pataro. O programa de logística reversa de cabos completa uma outra iniciativa da Prysmian de recuperação de bobinas de madeira utilizadas para acondicionar os cabos.
Mais Notícias EM
Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.
09/12/2024
A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro
06/12/2024
Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu
06/12/2024