Segundo estudo da empresa Meu Financiamento Solar, do banco BV, as quedas da taxa Selic de juros influenciaram o aumento de cerca de 50% do número de instalações solares em telhados e pequenos terrenos no Brasil no segundo semestre do ano passado. O fenômeno foi observado desde que as taxas passaram de 13,25% em agosto de 2023 para 12,25% no final do ano, até chegar em janeiro deste ano no patamar de 11,25%.
O mapeamento da empresa, especializada em financiamento para projetos de geração solar distribuída, foi de agosto a dezembro de 2023 e atestou que cerca de 600 mil novas unidades consumidoras aderiram ao uso da fonte solar em suas residências, empresas e propriedades rurais nesse período, ante os 400 mil novos consumidores conectados à geração fotovoltaica no primeiro semestre do ano passado. Os dados se baseiam nos balanços oficiais da Aneel.
Segundo a análise do estudo, outro fator que impulsionou o crescimento do uso da geração fotovoltaica foi o aumento de consumo de eletricidade causado pela forte onda de calor que atingiu várias regiões nos últimos meses. Isso aumentou a demanda por módulos solares como alternativa de eficiência energética para suprimento de aparelhos de ar condicionado.
Ainda de acordo com o levantamento, somente no mês de novembro de 2023 o volume de simulações de crédito na plataforma eletrônica da Meu Financiamento Solar cresceu 20% em comparação com outubro. “Com o novo anúncio de 11,25% da Selic em janeiro deste ano, o mercado fotovoltaico deve entrar em nova onda de otimismo e crescimento, pois garante mais facilidade de contratação de financiamento pelos clientes, além de reduzir o tempo de retorno do investimento”, disse a diretora da empresa, Carolina Reis.
Mais Notícias EM
Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.
09/12/2024
A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro
06/12/2024
Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu
06/12/2024