A EDP Renováveis iniciou operação de seu segundo parque híbrido eólico e solar em Portugal. O empreendimento envolve o parque eólico de São João, em operação desde 2008 e com 22,8 MW de capacidade, hibridizado com a instalação de usina solar fotovoltaica, a Monte de Vez, com 21 MWp e produção anual estimada de 31,4 GWh por ano.

Com as duas fontes, o complexo poderá gerar 79 GWh/ano, por meio de 36 mil módulos solares bifaciais e os 13 aerogeradores do parque eólico. Este complexo renovável vai também evitar a emissão de 40 mil toneladas de CO2 por ano na região de Coimbra e Leiria, onde o complexo está instalado e na qual a empresa já tem em operação mais de 280 MW em energia eólica.

A intenção da EDP é implementar mais 700 MW em projetos híbridos nos próximos anos em Portugal, segundo disse em comunicado o executivo responsável pela EDP Renováveis, Hugo Costa. A empresa tem mais de 1,6 GW em projetos híbridos em Portugal e Espanha em estudo ou desenvolvimento, com diferentes fases de maturação.

Em janeiro de 2023, o primeiro projeto híbrido da EDP foi implementado por meio da adição da usina solar fotovoltaica de Mina de Orgueirel de 8,5 MW ao parque eólico do Mosteiro, de 11 MW, na região da Guarda. O projeto produziu 37,4 GWh no seu primeiro ano de operação.



Mais Notícias EM



Novo livro infantil trata dos riscos dos raios

Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.

09/12/2024


Cemig vai fazer leilão para compra de energia convencional

A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro

06/12/2024


Bônus de Itaipu vai reduzir conta de 78 milhões de consumidores

Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu

06/12/2024